Quarta-feira, 2 de Fevereiro de 2005

Que acabem os países e as fronteiras

iraquiano.jpg
(autor desconhecido - iraque2005.jpg)

Prefiro ler as "Margens da Filosofia" de Derrida, e ver aí quão fundamental é o Outro, a Alteridade, a Diferença. A diferença não é a desigualdade. Só existe igualdade na diferença e diferença na igualdade. Não se confunda também esta igualdade com a mesmidade, outro termo filosófico. Sim, diferença, porque ninguém sabe exactamente quem é o outro. E também ninguém parece saber ou querer saber quem é esse Eu que diz saber quem é ele próprio. Já ninguém procura saber quem é, porque quase ninguém se procura a si próprio no encontro com o outro. Nem podemos dizer já como dizia Mário de Sá Carneiro, "eu não sou eu nem sou o outro, mas qualquer coisa de intermédio", o que é bem mais fácil de dizer.
E é por isso que a honra, a glória e o orgulho desembocam na xenofobia, são a xenofobia. Como poderia dizer talvez José Mário Branco, que se foda o glória, que se foda o orgulho, que se foda a honra e, já agora, que se foda Portugal também se tiver fronteiras. Se calhar mesmo sem fronteiras, que se foda Portugal.
Gostava que o mundo não fosse feito de fronteiras e preconceitos. É aconselhável ler, e neste caso específico, ler acerca da origem da desigualdade entre os Homens. Sim, ler novamente Rousseau e concluir, tal como ele, que a origem da desigualdade entre os Homens está na propriedade, a origem das fronteiras e da xenofobia.
E continuando a citar Rousseau, é preferível ser paradoxal que preconceituoso. E é por isso que digo tal como Derrida, cosmopolitas de todo o mundo mais um esforço.

fernando

publicado por ... às 04:21
link do post | comentar | favorito
|
3 comentários:
De Anónimo a 6 de Abril de 2005 às 02:03
Acho a tua forma de dizer única.A esquerda está a precisar de pessoas que pensam. Que digam algo de interessante. afinal de contas, de esquerda.
um beijo judicial
marta marta
</a>
(mailto:juizam@sapo.pt)


De Ilhota2 a 12 de Julho de 2006 às 10:49
Fantástico este post.Adorei ! Vou começar a passar por aqui...


De jueguitos a 14 de Julho de 2008 às 02:06
.


Comentar post